Continuando com nossa série de posts sobre trabalho com facebook, hoje vamos abordar um assunto bastante polêmico: A compra de curtidas ou fãs no facebook.
Não vamos entrar no mérito da ética neste caso, mas vamos lhe mostrar porque comprar likes é uma péssima ideia.
O Argumento da Prova Social
A maior parte dos sites que tenho visto vendendo likes, seguidores etc, defende a tese de que ter muitos fãs é uma prova social de que sua página é importante. Cheguei até a ver uma comparação de que se uma pessoa tivesse que escolher entre dois restaurantes, um com uma grande fila e outro vazio, ela provavelmente escolheria o restaurante com fila, pois entenderia que o serviço ali é melhor.
A princípio, isto até parece fazer sentido. Realmente somos seres sociais e tendemos a acreditar que “a voz do povo é a voz de Deus”. Entretanto, a mensuração de resultados no Facebook não é feita apenas com base no número de curtidas de uma página.
No facebook, qualidade não é quantidade
O facebook utiliza um algorítimo chamado EdgeRank para decidir o que será ou não exibido na timeline das pessoas. Basicamente, este algorítimo calcula o nível de engajamento da página. Ou seja, quanto mais interações positivas entre a página e seus fãs, mais conteúdo será entregue para as pessoas e melhor suas campanhas vão funcionar.
O problema de comprar likes
Quando você opta por uma estratégia de compra de fãs, não há meios de segmentar essas pessoas. Diferentes pessoas vão se tornar fãs da sua página, mas muitas delas não terão nenhum interesse no seu tipo de conteúdo. Desse modo, o crescimento do número de seguidores não será acompanhado pelo crescimento de engajamento e aí começarão os seus problemas.
Sem engajamento seus conteúdos não serão entregues nem mesmo para seus “fãs de verdade” e desse modo, anunciar no facebook sairá mais caro.
Considerando que parte desses perfis não terão interesse no seu conteúdo, é de se esperar que feedbacks negativos na página, como ocultação de publicações ou denúncias como spam, também seja alto. Isto vai prejudicar ainda mais o EdgeRank dela, além de acabar com sua reputação web.
No fim, em vez de ganhar notoriedade e aumentar suas vendas, você acabará tendo mais gastos para ter resultados no facebook.
Qual é o caminho ideal?
Segundo levantamentos do Mashable, 70% dos consumidores preferem conhecer uma empresa através de conteúdo do que de publicidade (http://mashable.com/2014/02/17/6-ways-people-love-brand). Traduzindo, isso quer dizer que, melhor do que ter muitos seguidores, é sua página ter fãs que se interessem por sua linha editorial.
No facebook o ideal é trabalhar a segmentação, o seu mais sempre será todas as pessoas que se interessam pelo seu produto/serviço!