Essa semana encontrei um novo buscador na internet, o DuckDuckGo. Trata-se de uma ferramenta de busca fundada em 2008. O que me chamou a atenção foi o fato de, desde 2009, a empresa ter escolhido não coletar nem armazenar informações do usuário. Com essa decisão a principal bandeira do DuckDuckGo é “tenha sua privacidade de volta!”.
É um mote bastante interessante, em um momento que a internet caminha cada vez mais para relevância e personalização, uma ferramenta que opta por não rastrear o usuário. Na verdade, mais do que a própria privacidade, este tipo de ação traz a tela a ideia dos Filtros Bolha (se você não sabe o que é isso, veja esse vídeo de menos de dez minutos para entender melhor o conceito) e como abrimos mão de nossa privacidade por uma comodidade que pode não ser nem tão boa assim.
De modo geral, me agrada muito a ideia de poder fazer uma pesquisa em um mecanismo que não seja influenciado pela minha religião, visão política ou qualquer coisa do gênero. E assim me possibilite ter acesso a mais informações, de fontes diferentes e tirar minhas próprias conclusões.
O caminho que as plataformas na internet tem seguido, nos fazem ter acesso somente a coisas que já conhecemos, encontrarmos autores que falam das coisas que acreditamos e, isso acaba nos privando de novos conhecimentos e experiência. Enquanto isso, vamos perdendo o conceito de privacidade, entregando todo tipo de dado e informação enquanto navegamos.
É sempre bom algo que nos faz repensar o que fazemos.
E você, o que acha sobre privacidade e relevância na internet?