Recentemente encontramos um texto no Entrepreneur com 10 respostas para o cliente que está “só olhando”. Baseado nele surgiu este aqui.
Algumas vezes o cliente pode estar apenas matando o tempo mesmo, mas na maioria das vezes, essa é uma resposta de defesa para não se sentir pressionado pelo vendedor (admita, você também já fez isso :p).
Entretanto, em ambos os casos, leve em consideração que ninguém entra em uma loja, mesmo para matar o tempo, em que não tenha produtos que acredite ser do seu interesse. Por exemplo, eu não fumo, então não me imagino entrando numa tabacaria só pra dar uma olhadinha. O ato de entrar em uma loja (mesmo que virtual), pressupõem interesse.
(…) ninguém entra em uma loja, mesmo para matar o tempo, em que não tenha produtos que acredite ser do seu interesse.
Acreditando nisso, segue a lista do Grant, com 10 respostas fantásticas para “quebrar o gelo” quando o cliente diz que está só olhando:
- “Meus melhores clientes sempre dizem isso. Meu nome é Rodrigo, e o seu?”
- “Ótimo! Meu trabalho é te ajudar a encontrar o produto certo, mesmo se você estiver apenas olhando.”
- “Tudo bem, sem problemas! Mas você está procurando algo parecido com o que tem agora ou algo completamente diferente?”
- “Excelente, temos muito produtos para olhar. Por que tipo de produto você quer começar?”
- “Me diga que tipo de produto você quer ver primeiro e posso te indicar aonde estão, assim você não perde seu tempo.”
- “Perfeito! Se você me disser o que está procurando, posso te dar algumas informações úteis para lhe ajudar.”
- “Que bom! Por isso que exibimos nossos produtos, para que você possa ver tudo o que temos. Por onde gostaria de começar?”
- “Você pode matar todo o tempo do mundo por aqui, sinta-se à vontade e divirta-se.”
- “Quando você realmente for comprar, mais pra frente, em que tipo de produto está pensando?”
- “Meu trabalho é te dar todo o tempo e que precisar para que, quando você for fechar negócio, considere voltar aqui.”
O ponto é lembrar-se de estar lá para ajudar o cliente a se decidir pela melhor opção pra ele e, assim, ter um arsenal de respostas adequadas para a pessoa que está na sua frente. Mesmo que ele realmente não esteja pronto para a compra naquele momento, uma atitude positiva vai ajudá-lo a considerar você como um boa opção.
Bons negócios!