Neste artigo vamos te ajudar a definir um plano de conteúdo, com algumas dicas de como fazemos as coisas aqui na Mundodrigo.
Definições: para entendermos do que estamos falando
Para começar, vamos definir o que são as mídias sociais e o que são as redes sociais:
- Redes sociais são redes compostas por pessoas, isto é, uma rede de pessoas, com o objetivo principal de estabelecer relacionamentos sociais e interação. Por exemplo: Facebook, Twitter, Instagram, Google +, etc.
- Mídias sociais são a comunicação realizada no meio on-line, em canais com foco na interação social. Por exemplo: anúncios ou vídeos com conteúdo comercial no Youtube, anúncios e impulsionamentos no Facebook, etc.
Percebeu a diferença? Para “fazer” mídia digital sua empresa precisará estar nas redes sociais. Por isso, batemos tantas vezes na tecla de que interagir com os clientes é parte do trabalho. Essa interação não é a venda, mas é o caminho para ela.
Planejamento: o segredo para chegar ao objetivo
Como sua empresa se comporta atualmente no facebook?
( ) publica posts motivacionais
( ) posta vídeos
( ) divulga produtos/serviços
( ) faz fortalecimento da marca
Provavelmente você respondeu sim para pelo menos uma das alternativas. Isso é bom, mas puxa a próxima pergunta: e o que sua empresa planeja quando faz estas ações?
Este é um dos pontos principais que fazem com que o trabalho nas redes sociais não tenha o resultado esperado pelas empresas. Na maioria das vezes, não há planejamento e os posts são “soltos”. Se você não tem claro aonde quer ir, provavelmente não vai chegar a lugar algum.
A dica aqui é definir qual é o objetivo principal da campanha que será realizada. Você quer aumentar o reconhecimento da marca? Quer demonstrar autoridade e conhecimento? Quer apresentar um produto novo? Enfim, defina o objetivo que você pretende alcançar num determinado período de tempo.
Nos planejamentos que a Mundodrigo faz para os clientes, geralmente, definimos os planos de conteúdo para o período de 6 meses, divididos de 4 a 8 ciclos de postagens. Assim, conseguimos analisar o feedback dos leads, corrigir o rumo do trabalho e seguir com o planejamento.
Conteúdo: é hora de correr atrás do objetivo
Depois que você tem claro o que você pretende com seus posts e quanto tempo vai trabalhar para alcançar este objetivo você precisa colocar em prática o seu projeto.
A dica também é simples: escolha conteúdos relevantes e que tenham ligação com o seu objetivo principal. Estes conteúdos podem ser coisas distintas, mas que tenham alguma ligação entre si. Pense que a vida também é assim: você trabalha, estuda, tem família e várias outras coisas, mas você só é realmente feliz se houver equilíbrio e uma ligação entre o objetivo de todas as atividades.
Nas campanhas que fazemos na Mundodrigo, escolhemos alguns tipos de post que se relacionem com o objetivos que temos para a marca do cliente (Motivacionais, Dicas, Curiosidades, Dados técnicos, Detalhes do produto/serviço, Bastidores de produção, etc). Esses posts sempre trabalham em conjunto para chegar ao objetivo definido. Assim a rede social não fica massante, sempre com o mesmo conteúdo, e é possível atingir diferentes pessoas para o mesmo objetivo.
Relacionamento: a chave da venda
Agora você já definiu o objetivo do trabalho, publicou conteúdo relevante e fez com que as pessoas que se interessam pelo seu tipo de produto/atividade/serviço olhem pra você, isso quer dizer que o trabalho acabou? Não, ao contrário, é aqui que começa o trabalho de venda.
Lembra da definição de redes sociais? Interação e Relacionamento são as palavras chave. A presença da sua empresa nas redes sociais contínua a gerar relacionamento com essas pessoas e é hora de dizer para elas por quais canais elas podem comprar de você.
Perceba que este ciclo é contínuo, sempre haverá pessoas iniciando nele e conhecendo sua empresa e outras, que já te conhecem, querendo mais conteúdo e comprar de você. O segredo nesta fase é conseguir equilibrar os posts de vendas com os demais conteúdos.
Nas campanhas gerenciadas pela Mundodrigo separamos uma parte do trabalho para fazer publicações de vendas, dizendo qual o produto/serviço e os canais para a compra, mas seguimos uma regra de que esse tipo de conteúdo nunca seja maior do que 20% do conteúdo total. Assim, o cliente sabe exatamente qual é o foco de venda da empresa, mas tem sempre conteúdo relevante e um bom relacionamento mantendo-o fidelizado a marca.
Agora é sua vez
Perceba que não existe mágica para aumentar a efetividade da sua presença nas redes sociais, o que há é um trabalho duro e focado. Entretanto, esse tipo de trabalho dá um retorno realmente muito bom para sua empresa aumentando, vendas e lucratividade.
Não adianta só ter o conhecimento e não colocar em prática, agora é sua vez de arregaçar as mangas, planejar e trabalhar nas redes sociais da sua empresa.
Desejamos boa sorte e bons negócios pra você!
Agora, se você quer uma consultoria profissional para gerenciar suas redes sociais, e te dar mais tempo e tranquilidade para gerir seu negócio, entre em contato conosco. Certamente conseguiremos um plano ideal para alavancar seu negócio.
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