3 passos para fazer suas mídias sociais darem o retorno que você precisa

Publicado por em 03 mar 17. Facebook, Internet, Negócios

Se você é um empreendedor atento ao mercado e, se já segue nossos conteúdos, sabe a importância em trabalhar corretamente com mídias sociais para alavancar suas vendas. Mas mesmo com essa certeza é preciso dar o passo seguinte neste trabalho para que suas redes sociais trabalhem do modo correto.

Neste artigo vamos te ajudar a definir um plano de conteúdo, com algumas dicas de como fazemos as coisas aqui na Mundodrigo.

Definições: para entendermos do que estamos falando

Para começar, vamos definir o que são as mídias sociais e o que são as redes sociais:

  • Redes sociais são redes compostas por pessoas, isto é, uma rede de pessoas, com o objetivo principal de estabelecer relacionamentos sociais e interação. Por exemplo: Facebook, Twitter, Instagram, Google +, etc.
  • Mídias sociais são a comunicação realizada no meio on-line, em canais com foco na interação social. Por exemplo: anúncios ou vídeos com conteúdo comercial no Youtube, anúncios e impulsionamentos no Facebook, etc.

Percebeu a diferença? Para “fazer” mídia digital sua empresa precisará estar nas redes sociais. Por isso, batemos tantas vezes na tecla de que interagir com os clientes é parte do trabalho. Essa interação não é a venda, mas é o caminho para ela.

Planejamento: o segredo para chegar ao objetivo

Como sua empresa se comporta atualmente no facebook?
(  ) publica posts motivacionais
(  ) posta vídeos
(  ) divulga produtos/serviços
(  ) faz fortalecimento da marca

Provavelmente você respondeu sim para pelo menos uma das alternativas. Isso é bom, mas puxa a próxima pergunta: e o que sua empresa planeja quando faz estas ações?

Este é um dos pontos principais que fazem com que o trabalho nas redes sociais não tenha o resultado esperado pelas empresas. Na maioria das vezes, não há planejamento e os posts são “soltos”. Se você não tem claro aonde quer ir, provavelmente não vai chegar a lugar algum.

A dica aqui é definir qual é o objetivo principal da campanha que será realizada. Você quer aumentar o reconhecimento da marca? Quer demonstrar autoridade e conhecimento? Quer apresentar um produto novo? Enfim, defina o objetivo que você pretende alcançar num determinado período de tempo.

Nos planejamentos que a Mundodrigo faz para os clientes, geralmente, definimos os planos de conteúdo para o período de 6 meses, divididos de 4 a 8 ciclos de postagens. Assim, conseguimos analisar o feedback dos leads, corrigir o rumo do trabalho e seguir com o planejamento.

Conteúdo: é hora de correr atrás do objetivo

Depois que você tem claro o que você pretende com seus posts e quanto tempo vai trabalhar para alcançar este objetivo você precisa colocar em prática o seu projeto.

A dica também é simples: escolha conteúdos relevantes e que tenham ligação com o seu objetivo principal. Estes conteúdos podem ser coisas distintas, mas que tenham alguma ligação entre si. Pense que a vida também é assim: você trabalha, estuda, tem família e várias outras coisas, mas você só é realmente feliz se houver equilíbrio e uma ligação entre o objetivo de todas as atividades.

Nas campanhas que fazemos na Mundodrigo, escolhemos alguns tipos de post que se relacionem com o objetivos que temos para a marca do cliente (Motivacionais, Dicas, Curiosidades, Dados técnicos, Detalhes do produto/serviço, Bastidores de produção, etc). Esses posts sempre trabalham em conjunto para chegar ao objetivo definido. Assim a rede social não fica massante, sempre com o mesmo conteúdo, e é possível atingir diferentes pessoas para o mesmo objetivo.

Relacionamento: a chave da venda

Agora você já definiu o objetivo do trabalho, publicou conteúdo relevante e fez com que as pessoas que se interessam pelo seu tipo de produto/atividade/serviço olhem pra você, isso quer dizer que o trabalho acabou? Não, ao contrário, é aqui que começa o trabalho de venda.

Lembra da definição de redes sociais? Interação e Relacionamento são as palavras chave. A presença da sua empresa nas redes sociais contínua a gerar relacionamento com essas pessoas e é hora de dizer para elas por quais canais elas podem comprar de você.

Perceba que este ciclo é contínuo, sempre haverá pessoas iniciando nele e conhecendo sua empresa e outras, que já te conhecem, querendo mais conteúdo e comprar de você. O segredo nesta fase é conseguir equilibrar os posts de vendas com os demais conteúdos.

Nas campanhas gerenciadas pela Mundodrigo separamos uma parte do trabalho para fazer publicações de vendas, dizendo qual o produto/serviço e os canais para a compra, mas seguimos uma regra de que esse tipo de conteúdo nunca seja maior do que 20% do conteúdo total. Assim, o cliente sabe exatamente qual é o foco de venda da empresa, mas tem sempre conteúdo relevante e um bom relacionamento mantendo-o fidelizado a marca.

Agora é sua vez

Perceba que não existe mágica para aumentar a efetividade da sua presença nas redes sociais, o que há é um trabalho duro e focado. Entretanto, esse tipo de trabalho dá um retorno realmente muito bom para sua empresa aumentando, vendas e lucratividade.

Não adianta só ter o conhecimento e não colocar em prática, agora é sua vez de arregaçar as mangas, planejar e trabalhar nas redes sociais da sua empresa.

Desejamos boa sorte e bons negócios pra você!


Agora, se você quer uma consultoria profissional para gerenciar suas redes sociais, e te dar mais tempo e tranquilidade para gerir seu negócio, entre em contato conosco. Certamente conseguiremos um plano ideal para alavancar seu negócio.

Saiba mais em clicando aqui.

Um Trackback

  1. […] Seja visto como uma autoridade pelo seu público com a Consultoria Resultado Digital 3 passos para fazer suas mídias sociais darem o retorno que você precisa […]

Comente

*
*